segunda-feira, 19 de julho de 2010

Há Festa Na Moradia



Para começar esta review, devo esclarecer uma coisa: B Fachada não é artista de digestão fácil. Nem toda a gente consegue gostar do Folque(lore) que B Fachada faz. É rural, é urbano, é irónico e genuíno. Enfim, é um pouco de tudo. Com este aviso em mente, vamos analisar o trabalho deste verdadeiro “cantautor” nacional.
Como já referi, o som do B Fachada tem um “je ne sais quoi”. Esse som tem como característica mais marcante o facto de combinar alguns sons folclóricos típicos do nosso Portugal com um Folk mais “normal”, mais habitual ao ouvido. Contudo, denotei neste último EP a presença dum certo “psicadelismo orgânico”, chamemos-lhe assim, que não sendo a sonoridade que dita o rumo do álbum, faz-se sentir em momentos, aproximando o registo do Feak Folk. Outra característica deste Extended Play é o regresso a uma sonoridade mais crua, que remonta aos EP’s anteriores de B Fachada. Um som mais analógico, menos tratado e que não agradará a todos (muito menos a quem “adorou” a produção cuidada do álbum homónimo). Devo dizer que esse “descuido” (à falta de melhor termo) é uma medalha com duas faces: por um lado, esta faceta Lo-Fi (digna de “Freak Folkers” como Devendra Banhart) agrada-me, pois volta a mostrar o lado “sem rodeios” do artista. Mas, e especialmente para quem ouve pela primeira vez, o EP soa a algo “para desenrascar”, feito à pressa. Isto nota-se especialmente na faixa-título “Há Festa na Moradia”, onde a voz parece estar com muito baixo volume… Apesar de após algumas audições esta música se ter tornado numa das minhas favoritas, fica a nota.
De resto, devo dizer que o EP não falha nas expectativas dos fãs do cantor: as letras, e no fundo as músicas no seu todo, continuam (a meu ver) bastante boas, ao bom estilo de B Fachada. “Os Discos do Sérgio Godinho”, “Quem Quer Casar com B Fachada” ou (a minha ULTRA FAVORITA) “Memórias de Paco Forcado, Vol. 1” são definitivamente pontos altíssimos deste EP.
Concluindo, este EP é o típico “EP de Verão”, que não sendo uma obra-prima, dá para abrir o apetite aos ouvintes habituais. Esperemos que agora B Fachada comece a trabalhar num novo álbum. Até lá, oiçam (se gostarem) esta pequena delícia de 7 faixas, que o artista disponibilizou para download legal (o link mais abaixo leva ao artigo da Blitz onde poderão “sacar” a obra, em formato comprimido, por isso aconselha-se que tenham o programa WinRar), e que vem de mansinho e acaba sem a gente dar por isso. Um verdadeiro “sorvete” de Verão.


Nota Final: 4/5 [EP]
O Criador:
João Morais

Sem comentários:

Enviar um comentário