segunda-feira, 4 de abril de 2011

B Fachada @ Teatro Maria Matos

Boa noite a todos. Hoje, o MDC traz-vos uma pequena reportagem sobre o concerto de B Fachada, que teve lugar no passado Domingo, dia 3, no Teatro Municipal Maria Matos, em Lisboa. Este concerto fez parte da série de quatro espectáculos de apresentação do disco “B Fachada É Pra Meninos”, série essa que nasceu dum conceito, no mínimo, interessante. Os dois primeiros shows (dias 2 e 3) foram marcados para a tarde, e eram, literalmente, “Pra Meninos”, pois eram direccionados sobretudo a crianças. Os outros dois concertos (dia 3, e mais tarde anunciado um espectáculo também no dia 4, devido à imensa procura) já foram para “gente adulta”, e ocorreram à noite.

O concerto abriu com uma versão ao piano de “Os Índios da Meia-Praia”, original de Zeca Afonso, numa clara referência aos tempos difíceis que o país atravessa. Logo a seguir, tivemos “Só Te Falta Ser Mulher”, a já “clássica” canção de B Fachada (apesar de só ter sido lançada em 2009, no homónimo “B Fachada”) e que foi, sem dúvida, um momento especial. Mas foi a partir da terceira canção do alinhamento que “B Fachada É Pra Meninos” “ganhou vida”.

“Barrigão”, uma canção de tom calmo e terno, teve direito à participação especial da cantora Lula Pena, para poder ser cantada tal como está no disco. Seguiu-se “Tó-Zé”, que fez com que o público do Maria Matos ainda ameaçasse alguma “vivacidade”, mas esse fulgor logo se dissipou, pois estava visto que esta noite seria pautada por um registo mais intimista.

Seguiram-se “Casa do Manel”, “Dia de Natal”, “Questões de Moral”, “Conselhos de Avô” (que teve um episódio engraçado, com a banda a falhar a “entrada”) e “Agosto”, tudo canções de “...É Pra Meninos”, e que proporcionaram um regresso à infância no recinto do Teatro.

O corpo principal do show terminou com “Estar À Espera ou Procurar” e “Tempo Para Cantar”, mais dois “clássicos” do repertório de Fachada. Era para ser este o final do concerto (coitado do Bernardo, dizia que estava cansado”), no entanto artista ainda voltou ao palco por mais duas vezes: a primeira para tocar “Memórias de Paco Forcado” (um dos pontos altos de “Há Festa Na Moradia”, o EP do Verão de 2010), e a segunda para interpretar “Kit de Prestidigitação” (de 2009, do álbum “B Fachada”), o “bombom” da despedida.

Em suma, este concerto de B Fachada foi uma autêntica delícia. Devo aproveitar para referir as óptimas condições do Maria Matos, tanto de instalações como de acústica (o som, mesmo no fundo da sala, ouvia-se de forma soberba). Pena foi o espectáculo ter durado tão pouco tempo. Esperemos que haja mais, para saciar esta sede de concertos!

Setlist do concerto:

1. Os Índios da Meia-Praia

(versão do original de Zeca Afonso)

2. Só Te Falta Seres Mulher

3. Barrigão

4. Tó-Zé

5. Casa do Manel

6. Dia de Natal

7. Questões de Moral

8. Conselhos de Avô

9. Agosto

10. Estar À Espera Ou Procurar

11. Tempo Para Cantar

Encore 1:

12. Memórias de Paco Forcado

Encore 2:

13. Kit de Prestidigitação

(PS: Ao contrário do que costuma acontecer, a fotografia não é da autoria do MDC, pois não nos era permitido fotografar no recinto sem autorização prévia. Por isso, decidi utilizar uma fotografia presente no blog da MBari Música, e que é da autoria do Luis Martins, e que pode ser encontrada aqui: http://mbarimusica.blogspot.com/2011/04/b-fachada-no-teatro-maria-matos-fotos.html)

João Morais

Sem comentários:

Enviar um comentário