sábado, 8 de outubro de 2011

Deus, Pátria e Família


Aqui no MDC, B Fachada é um artista que dispensa apresentações. Com três LP’s e seis EP’s lançados em nome próprio, Fachada já cimentou bem o seu nome na “cena”, sendo uma das figuras grandes da “Nova Música Portuguesa”. Hoje, em dia de aniversário do Música Dot Com, vamos falar do seu mais recente trabalho, Deus, Pátria e Família, EP distribuído gratuitamente na internet em Junho deste ano.

Não é a primeira vez que escrevo sobre um trabalho de Fachada, como alguns de vós devem saber. Por isso, não deve ser nenhuma surpresa a minha admiração pela obra deste verdadeiro “bardo suburbano”, que é, a meu ver, um dos melhores artistas nacionais da actualidade. Por isso, peço desculpa pela minha abordagem de fanboy, mas a verdade é que Deus, Pátria e Família conseguiu conquistar-me por completo.

Para quem se lembra, o disco anterior de B Fachada foi B Fachada É Pra Meninos, lançado em Dezembro do ano passado, e contava com um rol de canções falsamente infantis, que sob a “capa” de uma sonoridade Indie Pop mais acessível, escondia letras maduras e reflexivas. Em Deus, Pátria e Família, porém, Fachada mostra-nos apenas uma canção, de 20 minutos, que preenche todo o EP, com uma Pop mais adulta e agarrada ao piano, e com letras que fazem lembrar FMI (1982), de José Mário Branco, com letras bem amargas, directas e interventivas.

Dividida em quatro partes (duas das quais se repetem, formando uma espécie de ciclo), Deus, Pátria e Família vai alternando, ao longo dos seus 20 minutos, entre ritmos mais efusivos e mexidos, partes mais “sonhadoras” e contemplativas e fases mais lentas, baladeiras e intimistas, dando ao registo uma dinâmica que impede que a faixa se torne repetitiva, ou aborrecida.

Ao nível das letras, prato forte de B Fachada, assistimos, como já referi, a temas bastante directos e interventivos, que podem ser interpretados com um olhar mais “político”, especialmente quando se tem em conta a crise que o nosso país atravessa. Também no campo lírico se sente uma certa alternância, aqui entre um lado mais crítico e “bruto” contra Portugal, e uma faceta mais esperançosa e terna.

Ao nível da produção, cujos créditos são divididos entre Fachada e Eduardo Vinhas , ouve-se um tratamento mais cru do que em B Fachada É Pra Meninos, o que condiz com o sentimento geral do EP, algo que me agrada muito. Confesso que isto, aliado a tudo o que já referi anteriormente, faz com que este Deus, Pátria e Família seja, para mim, uma obra imaculada, e talvez o melhor EP que eu ouvi este ano.

Resumindo, Deus, Pátria e Família é um EP de excepção, com uma canção de 20 minutos que prima pela falta de falhas. Com letras duras e incisivas habilmente criadas, B Fachada envereda por um caminho diferente de tudo o que fez anteriormente, mostrando que este é um artista que se reinventa constantemente, atributo muito raro nos dias que correm. Agora, resta aos fãs de Fachada aguardar que o seu quarto longa-duração seja lançado, algo que deve acontecer ainda este ano. Até lá, ficamos com este belíssimo EP.

Nota Final: 5/5 (para os EP’s, o sistema de notas é diferente)

(Para fazerem o download deste EP, cliquem aqui e baixem a pasta)

João Morais

Sem comentários:

Enviar um comentário