sábado, 11 de fevereiro de 2012

Amongst These Splintered Minds//Leaden Thoughts Sing Softly

Com lançamento marcado para 24 de Fevereiro (numa edição exclusiva em formato cassette, limitada a 25 exemplares), Amongst These Splintered Minds//Leaden Thoughts Sing Softly é o LP de estreia dos The Act of Estimating as Worthless, um grupo nova-iorquino de Indie Folk liderado pela dupla de Zoe Grant e Matthew Van Esselt. O álbum, disponível para download gratuito no Bandcamp do grupo desde o dia 3 de Janeiro (aqui), será hoje analisado no MDC.

Com uma abordagem do Indie Folk que já originou comparações com os The Moldy Peaches, devido ao contraste Boy/Girl da voz doce de Zoe com o registo grave de Matthew, os The Act of Estimating as Worthless são um projecto um tanto ou quanto obscuro, de quem pouco se sabe, exceptuando a existência de uma demo e um EP homónimo. Confesso que só descobri esta maravilhosa banda com a review do The Needle Drop (de onde já retirei magníficas sugestões), e em boa hora o fiz, pois a estreia dos The Act of Estimating as Worthless é simplesmente um mimo, de uma ponta à outra.

Preenchido por uma sonoridade riquíssima e cheia de texturas e influências diferentes, Amongst These Splintered Minds//Leaden Thoughts Sing Softly traz-nos um Indie Folk de pendor predominantemente acústico, que prima pelas paisagens belas e calmas. Extremamente bucólicos e contemplativos, os The Act of Estimating as Worthless juntam, neste LP, a faceta do Indie Folk mais “ocidental” com instrumentos de sopro e violinos “balcânicos” que lembram, por vezes, Beirut ou até Neutral Milk Hotel (estes últimos particularmente nos momentos em que entra em cena o baixo distorcido e “espesso”).

No departamento vocal, já aqui falado, está presente outra das pérolas deste Amongst These Splintered Minds//Leaden Thoughts Sing Softly. O trabalho aqui desempenhado por Zoe e Matt, cheio de contrastes e harmonias, faz transparecer uma simplicidade e uma inocência verdadeiramente enternecedoras. Nas letras, assiste-se a uma mistura de um discurso envolto numa aura poética com uma ingenuidade pueril, algo que resulta muito bem e complementa de forma fantástica a instrumentação. Na produção podemos assistir a um balanço entre o calor do acústico com a frieza do Lo-Fi, algo que é bastante difícil de atingir, mas que os The Act of Estimating as Worthless conseguiram fazer de forma quase perfeita neste LP.

Contudo, também existem algumas características no disco que não me agradaram, de todo; um dos primeiros “defeitos” que me chamou à atenção em Amongst These Splineterd Minds//Leaden Thoughts Sing Softly foi a homogeneidade do álbum, que por vezes chegou a ser excessiva, levando a que algumas canções me soassem apenas a repetições de outras, algo que definitivamente não trabalha a favor do LP.

Outra questão que me deixou de pé atrás foi a dinâmica entre canções, e a forma como foi gerida. Correndo o risco de parecer picuinhas, a verdade é que, por vezes, algumas canções mais ritmadas e mexidas criavam um ímpeto que depois se via imediatamente “afogado” em canções mais calmas e introspectivas. Isso, aliado à malfadada inconsistência que se fez sentir nos momentos mais mortos do álbum (e que expôs algum trabalho menos conseguido por parte do grupo), faz com que este registo dos The Act of Estimating as Worthless não consiga atingir um patamar superior de qualidade.

Na hora de apontar canções favoritas, tenho de escolher a intimista Bones, a galopante Massive Windows e aquela que a meu ver é a melhor faixa de Amongst These Splintered Minds//Leaden Thoughyts Sing Softly, a delicada e tocante Coup D’etre Humain, uma peça verdadeiramente incrível. Por sua vez, entre as faixas que a meu ver estão menos conseguidas contam-se Night Time, The Things We Remember e The Troll, que perdem quando em comparação com outras músicas do álbum.

Resumindo, este primeiro LP dos The Act of Estimating as Worthless é um verdadeiro doce, devido à beleza e singularidade da música que encontramos nele. A mais que evidente química presente nos vocais de Zoe e Matthew, os instrumentais bem conseguidos e as letras deliciosas do grupo, quando combinadas, fazem deste Amongst These Splintered Minds//Leaden Thoughts Sing Softly uma obra digna de atenção. É certo que tem alguns defeitos, mas a qualidade é mais que muita e compensa os “erros” cometidos. Uma coisa é certa, os The Act of Estimating as Worthless deixaram-me com água na boca, e eu espero que esta não seja a última vez que ouvimos falar deles.

Nota Final: 8,0/10

João Morais

Sem comentários:

Enviar um comentário