sábado, 29 de dezembro de 2012

Três EPês #5



1991Azealia Banks [28 Mai]
- Uma das rappers mais promissoras da actualidade, a norte-americana conseguiu finalmente lançar este ano, depois de muitos sobressaltos contratuais, o seu primeiro registo: o EP 1991, editado pela Interscope. Porém, apesar do título poder sugerir uma obra inteiramente revivalista, a verdade é que este trabalho se recusa a ser um mero “throwback” dos anos 90. Com um Hip-Hop fresco e cheio de influências House, este extended play traz-nos quatro canções fervilhantes e contagiosas, magistralmente produzidas por Machinedrum, Lazy Jay, Jef Martens e Lone (com este último a “emprestar” a sua Pineapple Crush, que aparece aqui como Liquorice). Misturando o intelecto suficiente para agradar à cabeça com um irresistível apelo à dança para o corpo, este 1991 é uma obra absolutamente deliciosa que, para além de ser um dos meus EP’s favoritos deste ano, consegue fazer o que já parecia impossível: elevar ainda mais as expectativas para Broke with Expensive Taste, a estreia em LP de Azealia marcada para 12 de Fevereiro de 2013.
Pontos altos:
- 1991
- Liquorice
Nota Final: 4.8/5

Of All Things I Will Soon Grow Tired Joyce Manor [14 Abr]
- Uma das melhores coisas que descobri neste 2012 (obrigado, Tomás Freitas), os Joyce Manor são um quarteto norte-americano formado em 2008 que evoca no seu Indie Rock arraçado de Punk despreocupado influências vindas de grupos como Jawbreaker ou Weezer (numa fase inicial). Depois de um incrível homónimo, lançado em inícios de 2011, o grupo regressou este ano com Of All Things I Will Soon Grow Tired, uma colecção de 13 rápidas e emotivas canções que nos trazem mais da sonoridade catártica, jovem e inexplicavelmente penetrante deste jovem grupo californiano. Com uma capacidade fantástica para nos fazer sentir com vontade de voltar à adolescência Punk que nunca vivemos, este EP é uma autêntica pérola deste 2012, e sem dúvida mais uma prova de que os Joyce Manor são uma das melhores bandas semi-obscuras da actualidade.
Pontos altos:
- Comfortable Clothes
- If I Needed You There
Nota Final: 4.0/5

Walk On Heads Lower [31 Mar]
- Mais uma banda de Post-Punk/Noise nórdica, à semelhança dos compatriotas Iceage ou dos suecos Holograms (destes últimos irei falar em breve, prometo), os Lower são um grupo dinamarquês que lançou este ano o seu primeiro EP, Walk On Heads. Disponível no Bandcamp para audição, este trabalho consiste de quatro canções sujas, virulentas e corrosivas que, com a sua abrasividade, fazem lembrar os norte-americanos Flipper ou até os britânicos Warsaw (yup, é mesmo desses que eu estou a falar). Porém, apesar de ter encontrado todas estas qualidades neste registo, não pude deixar de achar este EP um bocadinho unidimensional e homogéneo demais para o meu gosto. Ainda assim, apesar dessas falhas, este Walk On Heads é um bom trabalho que consegue mostrar que os Lower, tal como os seus pares, estão a congeminar uma autêntica revolução Punk no norte da Europa. Só nos resta esperar que ela alastre para o resto do mundo.
Pontos altos:
- Craver
- Pictures of Passion
Nota Final: 3.9/5

Sem comentários:

Enviar um comentário