sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

2012 para 2013: alguns apontamentos


Agora que a azáfama das listas de final de ano já ficou para trás das costas (se não viram ontem, estão aqui, aqui, aqui e aqui), urge agora termos uma pequena conversa (ou melhor, um monólogo) sobre o ano que passou. Mas mais importante ainda, é preciso também falar sobre o que vai acontecer em 2013, tanto ao nível do blog como ao nível da música no geral.

Comecemos por 2012, que foi um ano meio-madrasto para o Música Dot Com. Apesar de termos atingido marcas importantes, em visualizações no site e likes na página do Facebook, sinto que não dei ao blog a atenção merecida. É certo que, pela primeira vez desde 2009, não houve nenhum mês em que abandonei por completo o MDC, mas a verdade é que ao nível de reviews e conteúdos próprios, este foi um ano em que me desleixei um pouco. Se assim não fosse, não teria 95 críticas de 2012 ainda por publicar.

Ao nível da música, tenho visto por aí algumas pessoas a dizerem que 2012 foi um mau ano. Eu tenho de discordar. Ouvi muitos álbuns bastante bons, conheci novos artistas de grande qualidade, assisti a grandes concertos e fui a óptimos festivais. Os críticos de pacotilha do costume tendem a dizer sempre, no final do ano, que “o ano x foi o pior de sempre”, mas este é o tipo de afirmação que é preciso ignorar; afinal de contas, em plena era da internet, só fica excluído das obras-primas que se vão fazendo quem quer.

Falemos agora de 2013, que promete ser um grande ano para o Música Dot Com. E não digo isto só porque quero que assim seja, mas sim porque, pela primeira vez, entro num novo ano totalmente entusiasmado para escrever e trabalhar e fazer com que tudo funcione. Tenho novas ideias para o blog e uma vontade enorme de conciliar, de forma eficaz, a faculdade com a escrita (algo que me tem falhado e que tem sido a “doença” do MDC).

Tratemos primeiro daquilo que temos em atraso: os 95 álbuns de 2012. O meu plano não é, de todo, fingir que não existiram e passar à frente, até porque alguns deles aparecem nas menções honrosas do meu top e eu gosto muito de fundamentar bem as minhas escolhas. Ainda assim, o que vou fazer é uma batota: vou tentar despachá-los em 19 Curtas e “enfiá-los”, à má fila, no dia 31 de Dezembro de 2012. Depois, quando estiver tudo pronto (lá para meados de Fevereiro finais de Março, se tudo correr bem), trato de divulgar o catálogo de reviews de 2012 para poderem fazer uma consulta detalhada da minha opinião sobre determinado disco. Esperemos que assim a casa fique arrumada.

Quanto aos outros planos para 2013, é isto que eu posso dizer:
- Vai arrancar este ano, finalmente, uma nova rubrica que tenho andado a magicar há uns bons meses. Os detalhes ainda estão no segredo dos deuses, mas deverá começar a ser publicada em Março e será mensal;
- As minhas responsabilidades no Espalha Factos irão aumentar, pelo que deverei escrever ainda mais reviews para lá. Isso não quer dizer o fim das críticas “inteiras” aqui no MDC, mas para acompanhar essa tendência e manter a actividade no blog, as Curtas e os Três EPês deverão ser publicados com mais frequência;
- Espera-se um regresso dos Discos com Graça. Possivelmente terá uma mudança de formato, se bem que essa questão ainda tem de ser discutida com o Emanuel;
- Vou começar a fazer posts no MDC com os links para as críticas que escrevo no Espalha Factos, para que se vão informando daquilo que ando a fazer por lá;
- Vou também começar a inserir quebras de página nos posts aqui do blog (tal como fiz nos artigos do tops&listas&afins). Isto tem duas razões muito simples: diminuir o tamanho da frontpage e incentivar as pessoas a clicar directamente nos artigos que as interessam mais. São pequenas coisas, mas são capazes de fazer a diferença na estética geral do MDC.

Para acabar em beleza este post gigantesco e desinteressante, fica aqui uma pequena lista de expectativas e previsões para 2013. Uma compilação de álbuns, concertos e festivais, com tudo bem misturado:
- o regresso de Linda Martini aos LP’s;
- Queens of the Stone Age com novo álbum e subsequente concerto no SBSR;
- Holy Fire, o terceiro disco de originais dos Foals (11/2);
- Broke with Expensive Taste, a estreia em LP de Azealia Banks (12/2);
- Amok, a tão aguardada estreia dos Atoms for Peace (25/2);
- o quarto disco dos Wavves, ainda sem título (26/3);
- o quinto disco do Kanye West, ainda por confirmar mas que se espera para este ano;
- novidades discográficas do Gobi Bear, que nos deu grandes EP’s em 2012;
- novidades discográficas de JUBA e Tropical Tobacco, dois projectos que me enchem de esperança;
- novos discos de Tyler the Creator e Earl Sweatshirt: depois de um ano em que os Odd Future só tiveram uma compilação de jeito (o disco do Frank Ocean não conta), estou com o feeling que 2013 será o ano destes miúdos;
- METZ e Black Bombaim ao vivo em Fevereiro;
- Yo La Tengo e Beach House ao vivo em Março;
- Optimus Primavera Sound 2013, o festival que, sem cartaz, consegue ser melhor que todos os outros;
- a maravilha que vai ser ter de ir apanhar pó ao Super Bock Super Rock (lol, não).

E pronto, no fundo é isto. Se conseguiram ler isto tudo até ao fim, kudos. Espero que fiquem com o Música Dot Com em 2013, porque este vai ser um ano do caralho!

João Morais

Sem comentários:

Enviar um comentário