segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Mixtape da Semana // Week 64 [em memória de Lou Reed]

Torna-se sempre difícil falar nestas alturas. A voz embarga e, neste caso, os dedos ficam perros e recusam-se a escrever. Talvez seja porque escrever, pensar sobre o assunto, racionalizar, significa aceitar o que aconteceu e, para muitos, relativizar com um simples “é assim a vida”.

Pode parecer melodramático escrever um texto desta natureza sobre alguém que sempre viveu a milhas de distância e com quem nunca me cruzei, mas a verdade é que a minha “relação pessoal” com Lou Reed, se é que lhe posso chamar isso, sempre foi além da mera apreciação do seu trabalho discográfico (absolutamente influente para uma boa parte da música pop feita desde finais dos anos 60 até aos dias de hoje, diga-se de passagem). Desde que me conheço como ser com um gosto musical minimamente aceitável que tenho uma profunda admiração, quase idolátrica, por Lou Reed.

Ícone da cultura pop do século XX (a par de nomes como David Bowie ou Andy Warhol, com quem conviveu), controverso agitador de consciências e, acima de tudo, génio musical de nível superior, Lewis Allan Reed, nascido a 2 de Março de 1942 em Brooklyn, Nova Iorque, para mim sempre representou, acima de tudo, o espírito de rebeldia que está na essência do punk, inconformista e completamente indiferente a formalidades ou tabus.

E isso é algo que está bem patente em toda a sua obra (nem sempre perfeita, é certo, mas sempre com atitude; veja-se bem Metal Machine Music, “caralhada” gigantesca à indústria musical), desde os The Velvet Underground, com John Cale, até aos discos a solo, e também nas suas declarações públicas, sempre cheias de irreverência e daquela atitude de quem quer que o mundo se foda (“se tiver mais de três acordes, é jazz”, disse ele sobre o rock, desafiante, numa entrevista).

É por isso que hoje, na edição número 64 da Mixtape da Semana, homenageamos a vida e a obra de Lou Reed (tanto a solo como nos TVU), um dia após a sua morte. Uma morte que nos deixou a todos, melómanos confessos, um bocadinho mais órfãos.

Esta Mixtape conta com as seguintes faixas:
·         Sunday Morning The Velvet Underground
·         Coney Island Baby Lou Reed
·         Pale Blue Eyes The Velvet Underground
·         Walk on the Wild Side Lou Reed
·         What Goes On The Velvet Underground
·         Dirty Blvd. Lou Reed
·         White Light/White Heat The Velvet Underground
·         Smalltown Lou Reed & John Cale
·         Heroin The Velvet Underground
·         Perfect Day Lou Reed

Sem comentários:

Enviar um comentário